As primeiras festas relacionadas a Maria cresceram fora do
ciclo de festas que celebravam a natividade de Jesus.
Segundo o Evangelho de Lucas de (2:22-40), quarenta
dias após o nascimento de Jesus, juntamente com
a apresentação de Jesus no templo, Maria foi purificada
de acordo com os costumes judaico das, a Festa da
Purificação começou a ser celebrada por volta do
século V e se tornou a Festa de Simeão em Bizânio.
ciclo de festas que celebravam a natividade de Jesus.
Segundo o Evangelho de Lucas de (2:22-40), quarenta
dias após o nascimento de Jesus, juntamente com
a apresentação de Jesus no templo, Maria foi purificada
de acordo com os costumes judaico das, a Festa da
Purificação começou a ser celebrada por volta do
século V e se tornou a Festa de Simeão em Bizânio.
Nos séculos VII e VIII, quatro festas marianas foram
criadas na Igreja Oriental. Na Igreja Católica de Rito
Latino, uma festa dedicada a Maria, pouco antes do
Natal, foi comemorada nas Igrejas de Milão e Ravena,
na Itália, no século VII. As quatro festas marianas da Purificação, Anunciação, Assunção e Natividade
de Maria foram gradativamente e esporadicamente,
introduzidas na Inglaterra no século XI.
criadas na Igreja Oriental. Na Igreja Católica de Rito
Latino, uma festa dedicada a Maria, pouco antes do
Natal, foi comemorada nas Igrejas de Milão e Ravena,
na Itália, no século VII. As quatro festas marianas da Purificação, Anunciação, Assunção e Natividade
de Maria foram gradativamente e esporadicamente,
introduzidas na Inglaterra no século XI.
Com o tempo, o número e a natureza das festas e dos
títulos associados a Maria e as práticas venerativas que as
acompanham têm variado muito entre as diversas tradições cristãs. De um modo geral, são significativamente mais
títulos, festas e práticas venerativas marianas entre os
católicos do que quaisquer outras tradições.
Algumas festas fazem referência a eventos específicos,
por exemplo, a festa de Nossa Senhora da Vitória foi
baseada na vitória em 1571 dos Estados Papais na
Batalha de Lepanto.
títulos associados a Maria e as práticas venerativas que as
acompanham têm variado muito entre as diversas tradições cristãs. De um modo geral, são significativamente mais
títulos, festas e práticas venerativas marianas entre os
católicos do que quaisquer outras tradições.
Algumas festas fazem referência a eventos específicos,
por exemplo, a festa de Nossa Senhora da Vitória foi
baseada na vitória em 1571 dos Estados Papais na
Batalha de Lepanto.
A diferenças nas festas também podem se originar a
partir de questões doutrinárias – a Assunção de Maria
e a Dormição de Maria são um exemplo, dado que não
há um acordo entre todos os cristãos sobre as circunstâncias
do fim da mãe de Jesus. Enquanto a Igreja Católica celebra
a festa da Assunção em 15 de Agosto, alguns católicos
orientais celebram a Dormição da Theotokos em 28 de
Agosto, seguindo o calendário juliano. A Igreja Ortodoxa também celebra a Dormição da Theotokos, uma de suas
doze grandes festas. Os protestantes não celebram estas ou
quaisquer outras festas marianas.
partir de questões doutrinárias – a Assunção de Maria
e a Dormição de Maria são um exemplo, dado que não
há um acordo entre todos os cristãos sobre as circunstâncias
do fim da mãe de Jesus. Enquanto a Igreja Católica celebra
a festa da Assunção em 15 de Agosto, alguns católicos
orientais celebram a Dormição da Theotokos em 28 de
Agosto, seguindo o calendário juliano. A Igreja Ortodoxa também celebra a Dormição da Theotokos, uma de suas
doze grandes festas. Os protestantes não celebram estas ou
quaisquer outras festas marianas.
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