quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

AS FESTAS MARIANAS




As primeiras festas relacionadas a Maria cresceram fora do
 ciclo de festas que celebravam a natividade de Jesus.  
Segundo o Evangelho de Lucas de (2:22-40), quarenta
 dias após o nascimento de Jesus, juntamente com
 a apresentação de Jesus no templo, Maria foi purificada
 de acordo com os costumes judaico das, a Festa da 
Purificação começou a ser celebrada por volta do
 século V e se tornou a Festa de Simeão  em Bizânio. 

Nos séculos VII e VIII, quatro festas marianas foram
 criadas na Igreja Oriental. Na Igreja Católica de Rito
 Latino, uma festa dedicada a Maria, pouco antes do
 Natal, foi comemorada nas Igrejas de Milão e Ravena,
  na Itália, no século VII. As quatro festas marianas da Purificação, Anunciação, Assunção e Natividade 
de Maria foram gradativamente e esporadicamente, 
introduzidas na Inglaterra no século XI.

Com o tempo, o número e a natureza das festas e dos 
títulos associados a Maria e as práticas venerativas que as 
acompanham têm variado muito entre as diversas tradições cristãs. De um modo geral, são significativamente mais 
títulos, festas e práticas venerativas marianas entre os
 católicos do que quaisquer outras tradições.
 Algumas festas fazem referência a eventos específicos,
 por exemplo, a festa de Nossa Senhora da Vitória foi 
baseada na vitória em 1571 dos Estados Papais na 
Batalha de Lepanto. 
A diferenças nas festas também podem se originar a
 partir de questões doutrinárias – a   Assunção de Maria
 e a Dormição de Maria são um exemplo, dado que não
 há um acordo entre todos os cristãos sobre as circunstâncias 
do fim da mãe de Jesus. Enquanto a Igreja Católica  celebra 
a festa da Assunção em 15 de Agosto, alguns católicos 
orientais celebram a Dormição da Theotokos em 28 de 
Agosto,  seguindo   o calendário juliano. A Igreja Ortodoxa também celebra a Dormição da Theotokos, uma de suas
 doze grandes festas. Os protestantes não celebram estas ou
 quaisquer outras festas marianas.



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